Para desenvolver a sua criatividade utilize os 40 Princípios Inventivos desenvolvidos pelo russo GENRICH ALTSHULER, que estudou mais de 2 milhões de patentes para desenvolver a TRIZ- TEORIA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS INVENTIVOS.
A teoria baseia-se que todo problema tem uma contradição. O método tradicional de resolver um problema é a compensação da contradição, isto é, onde se tenta ajustar o que se quer de melhorar e minimiza o que irá piorar com a solução.
Exemplo disto temos na aviação, onde para se conseguir maiores velocidades utilizavam motores cada vez mais potentes e mais pesados, que melhorava a velocidade, mas gerava um novo problema, o aumento do peso do avião, que era compensado por asas maiores e com isto reduzia a velocidade final. O método tradicional tenta conseguir uma composição ótima entre potência e peso.
Altshuller propôs que não devemos compensar e sim ELIMINAR a contradição.
No exemplo do avião em vez de ficarem na busca da melhor relação peso x potência e pensando através da TRIZ conseguiram eliminou a contradição criando asas móveis, que na aterrissagem e decolagem se expandem e diminuem quando o avião atinge certa altura.
Da análise das patentes e invenções Altshuler pode descobrir 40 princípios que foram empregados para criar novos produtos ou resolver problemas.
Para facilitar a utilização dos Princípios Inventivos criamos slides que podem ser copiados e até utilizados como papel de parede no seu micro, como uma maneira de auxiliar na aprendizagem deste fantástico método de Inventar.
Você pode copiar todos os princípios e usá-los como papel de parede, basta selecionar cada figura , clicar com o botão direito e salvar no seu micro, depois é só selecionar como papel de parede.
Procure trocar os papeis de parede todos os dias por um novo princípio para servir de inspiração e Boas Idéias .